Início » SP aumenta em mais de 122% o ICMS-ST sobre tintas e vernizes

SP aumenta em mais de 122% o ICMS-ST sobre tintas e vernizes

4

Governo paulista aumenta em mais de 122% o Índice de Valor Adicionado Setorial –  IVA-ST utilizado para calcular a base de cálculo do ICMS devido a título de Substituição Tributária sobre as operações com tintas e vernizes, relacionados no art. 312 do Regulamento do ICMS.

Por Josefina do Nascimento

Governo paulista aumenta em mais de 122% o Índice de Valor Adicionado Setorial –  IVA-ST utilizado para calcular a base de cálculo do ICMS devido a título de Substituição Tributária sobre as operações com tintas e vernizes, relacionados no art. 312 do Regulamento do ICMS.

O aumento do ICMS-ST sobre as operações internas com tintas e vernizes veio com a publicação da Portaria CAT-27 de 2019 (DOE-SP 01/05), que revogou a  CAT 52/14 que estabelece base de cálculo na saída de tintas, vernizes e outros produtos da indústria química, a que se refere o artigo 313 do Regulamento do ICMS.

Veja como era o IVA-ST antes da Portaria CAT 27 de 2019:

1 – 38% para as mercadorias indicadas nos itens 1 a 9 do § 1º do artigo 312 do Regulamento do ICMS;

2 – 53% para as mercadorias indicadas nos itens 10 e 11 do § 1º do artigo 312 do Regulamento do ICMS.

 

Veja como ficou o IVA-ST a partir de 1º de maio de 2019 com a publicação da Portaria CAT 27 de 2019:

1 – 58% para as mercadorias indicadas no item 1 do § 1º do artigo 312 do Regulamento do ICMS;

2 – 118% para as mercadorias indicadas nos itens 4 e 11 do § 1º do artigo 312 do Regulamento do ICMS.

Estes são índices originais, no entanto é necessário ficar atento ao ajuste do IVA-ST quando realizar operações interestaduais de entrada.

O novo IVA-ST já está valendo desde 1º de maio de 2019, data de publicação da Portaria CAT-27/19 no DOE-SP.

Mais um duro golpe no bolso dos contribuintes e consumidores paulistas. Além de sofrer um aumento considerável na carga tributária, os contribuintes não tiveram sequer tempo para organizar as operações e avisar seus clientes sobre a alteração, já que o novos índices começaram a valer no mesmo da sua publicação no Diário Oficial do Estado.

De quem é a culpa de publicar uma medida com aplicação imediata prejudicando todos envolvidos na operação? Este cenário com certeza não deve prevalecer! Não podemos mais conviver com isto! É preciso dar mais tempo para o contribuinte organizar suas operações fiscais! 

Se estes novos índices utilizados para calcular o ICMS devido a título de substituição tributária não forem reduzidos os consumidores serão afetados com o aumento inevitável dos preços.

Você já atualizou os parâmetros das operações fiscais com estes produtos?

Consulte seu contador, o parceiro certo para o seu negócio.

 

Leia mais:

ICMS-ST – Impasse em SP eleva imposto sobre material de construção

 

_______________________________________________________________

Escritório ou empresa, precisa de ajuda no seu departamento fiscal? Conte conosco. Temos Solução na Medida da Sua Necessidade.

Siga o Fisco  estabelecida no município de São Paulo desde 2011, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato.

Conte com o nosso serviço de mentoria fiscal para sua equipe fiscal, sua equipe de vendas e compras.

Parceiros: Quer divulgar seu serviço? Você  que possui ferramenta que pode auxiliar nas rotinas fiscais e contábeis e quer ser nosso parceiro, entre em contato.

4 thoughts on “SP aumenta em mais de 122% o ICMS-ST sobre tintas e vernizes

  1. Essa matéria me deixou intrigado, O IVA-ST é calculado com base nos preços de mercado e no preço no fabricante. Um aumento de IVA significa que o comércio aumentou os preços sem um aumento no valor do fabricante, ou seja, aumentou seu lucro sem nenhum motivo, o que prejudica todos os consumidores. O imposto está igual, foram os comerciantes que aumentaram os preços, com uma margem muito maior!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *