ICMS: Governo de SP suspende aumento de imposto para alimentos e medicamentos genéricos
Governador de SP suspende aumento de ICMS para alimentos e medicamentos genéricos
Governador de SP suspende aumento de ICMS para alimentos e medicamentos genéricos
Depois de muita reclamação acerca do Pacote de Ajuste Fiscal que autorizou reduzir diversos benefícios fiscais, governador João Doria anunciou a suspensão do aumento de ICMS para alimentos e medicamentos genéricos.
Nota foi publicada na noite da quarta-feira, dia 06 de janeiro e veio um dia antes da manifestação marcada pelo setor agrícola (Tratoraço) e anuncio da nova fase de isolamento para conter o avanço da pandemia provocada pela Covid-19 no Estado de São Paulo.
Vale ressaltar que até a elaboração desta matéria o governo ainda não havia publicado nenhuma norma oficializando a suspensão das mudanças no ICMS.
Vale ainda lembrar, que as mudanças no ICMS aprovadas pelo Pacote de Ajuste Fiscal do Estado de São Paulo representam aumento de carga tributária para diversos setores!
Governador decide suspender Decretos que autoriza redução de benefícios fiscais do ICMS
De acordo com o governador João Doria a “redução de benefícios do ICMS poderia causar aumento no preço de diversos alimentos e medicamentos genéricos, principalmente para a população de baixa renda. Assim, decidiu suspender a vigência dos decretos estaduais que autorizam redução de benefícios fiscais do ICMS para insumos agropecuários para a produção de alimentos e medicamentos genéricos”.
Pacote de Ajuste Fiscal – Resumo
O Pacote de Ajuste Fiscal do governo paulista aumenta a carga tributária do ICMS pelo período de 24 meses a contar de janeiro de 2021, confira:
- Criou a figura do complemento de ICMS para as alíquotas de 7% e 12% (produtos);
- Criou a figura da isenção parcial do imposto; e
- Reduziu diversos benefícios fiscais de isenção, redução de base de cálculo, crédito outorgado e regimes especiais.
Efeitos da suspensão do aumento de imposto
A suspensão do aumento do ICMS para os alimentos e medicamentos genéricos vai trazer um alívio para os setores e consumidores, mas os responsáveis pela apuração do imposto e emissão de documentos fiscais terão de correr contra o tempo para acertar os parâmetros que já haviam sido alterados!
Confira nota publicada pelo governo de São Paulo na noite do dia 06/01:
Governo de SP suspende mudanças no ICMS para alimentos e medicamentos genéricos
Medida foi adotada por causa da segunda onda da pandemia do coronavírus, que vem registrando crescimento das internações e óbitos no estado
O Governador João Doria determinou nesta quarta-feira (6) a suspensão das mudanças no ICMS para alimentos e medicamentos genéricos. A mudança nas alíquotas do imposto em 2021 e 2022 foi proposta em meados de agosto do ano passado, quando a pandemia do coronavírus estava em queda de 18,2% nas internações e de 17,2% nas mortes em comparação ao período de pico, registrado em meados de julho.
Contudo, atualmente os indicadores apontam para novo aumento e uma segunda onda da doença, com crescimento de 41,3% nas internações e de 70% nas mortes em comparação aos indicadores de outubro, mês em que as médias diárias eram inferiores inclusive às registradas em maio, fase ainda inicial da pandemia no país.
“Sempre afirmamos que nosso Governo está comprometido em atender aos interesses da população de menor renda e, agora, mais vulnerável aos efeitos da pandemia, do desemprego e, a partir de janeiro, sem a renda emergencial que vigorou até dezembro último. A redução de benefícios do ICMS poderia causar aumento no preço de diversos alimentos e medicamentos genéricos, principalmente para a população de baixa renda. Decidimos, assim, suspender a vigência dos decretos estaduais que autorizam redução de benefícios fiscais do ICMS para insumos agropecuários para a produção de alimentos e medicamentos genéricos”, disse Doria.
“Na nossa gestão, nada será feito em prejuízo das classes menos favorecidas. A eles devemos servir e atender suas necessidades, com serenidade e humildade”, completou Doria.
Por determinação do Governador João Doria, uma força-tarefa de secretários foi criada ontem (5) para intensificar a análise dos pedidos de setores econômicos para revisão da redução de benefícios fiscais, assim como o diálogo com todos os envolvidos.
A força-tarefa é formada pelo Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, e os secretários da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; de Projetos, Orçamento e Gestão, Mauro Ricardo; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; e de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira. Desde a proposição do pacote na Assembleia Legislativa, o Governo de São Paulo sempre esteve aberto à negociação.
A lei 17.293/2020, aprovada em outubro pela Alesp, autorizou a redução linear de 20% nos benefícios fiscais concedidos a setores da economia. Por decisão do Governador João Doria, os produtos que compõem a cesta básica, além do arroz e do feijão, já iriam manter o benefício. O mesmo já estava estabelecido para as transações de medicamentos, equipamentos e insumos para a rede pública de saúde e Santas Casas.
Por causa do impacto econômico da pandemia do coronavírus na arrecadação de impostos, o ajuste fiscal foi elaborado para garantir recursos para investimento em áreas sensíveis de atendimento à população carente, como saúde, educação e segurança pública, e manutenção do pagamento de fornecedores, de 650 mil funcionários públicos e das aposentadorias e pensões de 550 mil inativos.
A sua empresa já está pronta para atender as novas regras do ICMS trazidas pelo Pacote de Ajuste Fiscal de São Paulo?
Quer saber mais? Continue acompanhando nossas matérias e participe do nosso treinamento. Interessado no treinamento? Envie e-mail para sigaofisco@162.240.109.83 – Assunto: ICMS Atualização 2021
Gostou desta matéria? Ao divulgar não esqueça de citar a fonte!
Confira outras matérias publicadas sobre este tema:
Governo paulista cria a Isenção Parcial do ICMS e o Fiscal que lute para operacionalizar!
Panorama da Atualização do ICMS em SP para 2021 – Vídeo
ICMS sobre importação fica mais caro em 2021 em SP
ICMS: SP suspende por 24 meses a isenção total de várias operações
ICMS: SP vai cobrar imposto dos produtos hortifrutigranjeiros a partir de 2021
ICMS: Para aumentar arrecadação São Paulo adota isenção parcial
ICMS: Equipamentos e insumos utilizados em cirurgias perdem isenção em SP
ICMS: Benefícios fiscais sofrem novas alterações em SP
ICMS sofrerá aumento a partir de 2021 em SP
FIESP vai à justiça contra elevação do ICMS em SP
ICMS: Aumento da carga tributária em SP promete elevar os preços em 2021
ICMS: Estado de SP terá 7 alíquotas a partir de 2021
SP aumenta em 207% ICMS sobre veículos usados
ICMS: Aumento de imposto em SP afetará setor de máquinas
ICMS: São Paulo aumenta alíquotas do imposto a partir de 2021
ICMS: SP Prorrogou para 31-12-2022 o Fim dos Benefícios Fiscais?
ICMS: Governo de SP publica Lei de Pacote de Ajuste Fiscal
SIGA o FISCO Presta Serviço à Distância
Fundamentação legal:
Art. 36 do Anexo I do RICMS/00
RC 22863/2020 – Disponibilizada pela SEFAZ-SP em 06-01-2021
Precisa de Certificado Digital? Obtenha aqui o Certificado com a Fenacon-CD!
COVID-19: SIGA o FISCO Presta Serviço à Distância
Ao divulgar esta matéria, fique atento para citar a fonte.