Reforma Tributária que aumente a burocracia não precisa ser aprovada!

26 / 100 SEO Score

Reforma Tributária que aumente a burocracia não precisa ser aprovada! 1Não precisamos de Reforma Tributária que aumente a burocracia!  Período de transição muito longo vai provocar aumento da burocracia

Depois de muita discussão acerca das PECs 45 e 110 que tratam da Reforma Tributária

Depois de estudos demonstrarem que se as propostas de Reforma Tributária forem aprovadas com texto atual, muitos sofrerão com aumento da carga tributária (pequenas e médias empresas) e burocracia.

Confira o posicionamento de Jô Nascimento, autora  e idealizadora do Portal Siga o Fisco que está acompanhando as propostas e discussões sobre o tema.

Autora do Portal Siga o Fisco, Jô Nascimento foi gerente fiscal de conceituada empresa de contabilidade na capital paulista durante muitos anos. É consultora tributária, palestrante, instrutora de cursos, assessora de conteúdo, além de blogueira tributária há mais de dez anos, sabe bem o que a burocracia pode provocar.

Confira:

Durante muito tempo ouvi empresários reclamarem da burocracia e isto acontece até hoje!

Não é de hoje que a burocracia tributária “emperra” e muito a economia a ponto de provocar o fechamento de empresas e vagas de emprego. Tudo o que o nosso país não precisa!

Muitas vezes a burocracia tributária provoca mal-estar entre empresários e operadores das normas tributárias

Os operadores das normas tributárias muitas vezes são “porta-vozes” de “mazelas tributárias”, como ocorre aqui no Portal Siga o Fisco desde que foi lançado (julho de 2011). Publicamos mais “mazelas tributárias” do que boas notícias tributárias. Mas por que isto acontece? Porque o contribuinte precisa saber o que está acontecendo no mundo tributário para tomar suas decisões, emitir documento fiscal, saber quanto vai pagar de tributo, alterar preços, rever custos, entre outras ações.

Para manter o cliente atualizado (pessoa física ou jurídica), os operadores das normas tributárias precisam estar atentos aos projetos de lei em andamento, às discussões, mas principalmente às publicações no Diário Oficial, seja da União ou do Estado, porque muitas vezes são de aplicação imediata! E é o que este Portal procura fazer diariamente.

Muitas empresas que possuem uma margem de lucro baixa (maioria) podem sucumbir com alterações nas regras que aumentem a carga tributária ou burocracia. E os empresários vivem este temor diariamente, conhecido como insegurança jurídica. A cada hora muda-se as regras sem tempo de estudo e adaptação.

Então é impensável aceitar uma Reforma Tributária que aumente a burocracia! Porque isto representa aumento de custo.

Reforma Tributária que aumente a burocracia não precisa ser aprovada! Podemos esperar mais um pouco, até que alguém acerte o tom da conversa!

Período de transição de 10 anos aumenta e muito a burocracia

Nas propostas muito se fala em período de transição de pelo menos 10 anos, mas precisamos citar que diariamente o fisco altera as regras tributárias sem sequer dar tempo de os contribuintes conhecerem as normas. Esperamos uma Reforma Tributária que reduza a burocracia. E conviver por 10 anos com dois regimes (atual e o que será aprovado) é aumentar e muito a burocracia!

Se o empresário acha que hoje está difícil trabalhar por conta da burocracia, imagine só se tiver que atender as regras tributárias hoje existentes e mais as que serão aprovadas durante pelo menos dez anos.

Não temos qualquer espaço para conviver com as regras tributárias já existentes e mais as que virão com a “Reforma Tributária”. Não podemos conviver com dois sistemas tributários!

Se for para piorar já ganhamos muito deixando do jeito que está!

Interesse particular não deve prevalecer, a Reforma Tributária deve justa para todos

Uma coisa é certa, precisamos sentar para conversar sobre este tema sem colocar na mesa interesse particular! E é isto que esperamos dos nossos representantes em Brasília e outras esferas.

As Propostas de Reforma Tributária (PEC 45 e 110 ) estão “abarrotadas” de Emendas, muitas delas representam interesse particular, deste ou daquele segmento.

Temos um convite: empresários, operadores das normas tributárias e sociedade vamos acompanhar e participar dos debates sobre a Reforma Tributária.

Vamos trabalhar para aprovar uma Reforma Tributária justa para todos! 

 

Acompanhe aqui como foi o evento realizado dia 17/02 em São Paulo, com participação de empresários, sociedade e representantes de entidades de classe – Contra o Aumento da carga Tributária e também da Burocracia.

Leia mais:

Reforma Tributária com Ameaça de aumento em mais de 400% da carga tributária provoca protesto em São Paulo

Acompanhe a PEC 45 e PEC 110

Reforma Tributária foi tema de pauta no Senado

Reforma Tributária: Setor de Serviço quer barrar proposta que unifica PIS e COFINS

Reforma Tributária: Quem deve acompanhar e participar?

Se você não participou do evento realizado no dia 17/02 em SP confira Fala do Marcos Cintra sobre a Reforma Tributária

 

Conheça algumas mazelas tributárias de âmbito Estadual e Federal

Fisco paulista reduz vários IVA-ST de artefatos de uso doméstico mas não concede tempo para contribuinte alterar as regras no sistema, provocando assim pagamento indevido de ICMS-ST (comportamento que já se tornou uma rotina)

Sistema da Receita Federal ficar vários dias inoperante, mas desconsidera pedidos de contribuintes e entidades e mantém prazo de adesão ao Simples Nacional para 2020.

Simples Nacional 2020: Receita promete divulgar resultado final das solicitações dia 13, mas sistema continua com problemas –  Muitos empresários reclamam que não tiveram tempo para regularizar e ficaram fora do Regime

Simples Nacional: Prazo para Opção termina dia 31, Alerta Receita Federal

 

 

O Portal Siga o Fisco está em processo de mudança.

Acompanhem as mudanças de acesso às publicações e fiquem atentos às normas que regem o direito autoral.

Solicitações de consultas ou respostas podem ser feitas através da contratação do nosso serviço de Consultoria sob Demanda.

_________________________ INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA SIGA O FISCO___________________________
Quer se manter atualizado? Tem interesse em receber notícias deste Portal? Ao acessar qualquer matéria informe seu e-mail (clique na figura do envelope – basta informar uma única vez).
Siga o Fisco®, estabelecida no município de São Paulo, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Temos ainda o Serviço do Especialista Fiscal que vai até a sua empresa (um programa adaptável às necessidades do cliente). Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato. Você sabia que a empresa Siga o Fisco® pode te ajudar ainda que a distância?
Parceiros com Ferramentas que auxiliam na rotina contábil e fiscal: Quer divulgar seu produto neste Portal? Entre em contato!
O Portal Siga o Fisco foi criado para compartilhar informações de interesse dos contribuintes e profissionais que atuam na área contábil, fiscal e tributária. Entendemos que todas as atividades são importantes, inclusive as de fiscalizações realizadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais, que muitas vezes ajudam a combater a concorrência desleal.

Você pode gostar

0 Comentários