Reforma Tributária que aumente a burocracia não precisa ser aprovada!
Não precisamos de Reforma Tributária que aumente a burocracia! Se for para piorar já ganhamos muito deixando do jeito que está!
Não precisamos de Reforma Tributária que aumente a burocracia! Período de transição muito longo vai provocar aumento da burocracia
Depois de muita discussão acerca das PECs 45 e 110 que tratam da Reforma Tributária
Depois de estudos demonstrarem que se as propostas de Reforma Tributária forem aprovadas com texto atual, muitos sofrerão com aumento da carga tributária (pequenas e médias empresas) e burocracia.
Confira o posicionamento de Jô Nascimento, autora e idealizadora do Portal Siga o Fisco que está acompanhando as propostas e discussões sobre o tema.
Autora do Portal Siga o Fisco, Jô Nascimento foi gerente fiscal de conceituada empresa de contabilidade na capital paulista durante muitos anos. É consultora tributária, palestrante, instrutora de cursos, assessora de conteúdo, além de blogueira tributária há mais de dez anos, sabe bem o que a burocracia pode provocar.
Confira:
Durante muito tempo ouvi empresários reclamarem da burocracia e isto acontece até hoje!
Não é de hoje que a burocracia tributária “emperra” e muito a economia a ponto de provocar o fechamento de empresas e vagas de emprego. Tudo o que o nosso país não precisa!
Muitas vezes a burocracia tributária provoca mal-estar entre empresários e operadores das normas tributárias
Os operadores das normas tributárias muitas vezes são “porta-vozes” de “mazelas tributárias”, como ocorre aqui no Portal Siga o Fisco desde que foi lançado (julho de 2011). Publicamos mais “mazelas tributárias” do que boas notícias tributárias. Mas por que isto acontece? Porque o contribuinte precisa saber o que está acontecendo no mundo tributário para tomar suas decisões, emitir documento fiscal, saber quanto vai pagar de tributo, alterar preços, rever custos, entre outras ações.
Para manter o cliente atualizado (pessoa física ou jurídica), os operadores das normas tributárias precisam estar atentos aos projetos de lei em andamento, às discussões, mas principalmente às publicações no Diário Oficial, seja da União ou do Estado, porque muitas vezes são de aplicação imediata! E é o que este Portal procura fazer diariamente.
Muitas empresas que possuem uma margem de lucro baixa (maioria) podem sucumbir com alterações nas regras que aumentem a carga tributária ou burocracia. E os empresários vivem este temor diariamente, conhecido como insegurança jurídica. A cada hora muda-se as regras sem tempo de estudo e adaptação.
Então é impensável aceitar uma Reforma Tributária que aumente a burocracia! Porque isto representa aumento de custo.
Reforma Tributária que aumente a burocracia não precisa ser aprovada! Podemos esperar mais um pouco, até que alguém acerte o tom da conversa!
Período de transição de 10 anos aumenta e muito a burocracia
Nas propostas muito se fala em período de transição de pelo menos 10 anos, mas precisamos citar que diariamente o fisco altera as regras tributárias sem sequer dar tempo de os contribuintes conhecerem as normas. Esperamos uma Reforma Tributária que reduza a burocracia. E conviver por 10 anos com dois regimes (atual e o que será aprovado) é aumentar e muito a burocracia!
Se o empresário acha que hoje está difícil trabalhar por conta da burocracia, imagine só se tiver que atender as regras tributárias hoje existentes e mais as que serão aprovadas durante pelo menos dez anos.
Não temos qualquer espaço para conviver com as regras tributárias já existentes e mais as que virão com a “Reforma Tributária”. Não podemos conviver com dois sistemas tributários!
Se for para piorar já ganhamos muito deixando do jeito que está!
Interesse particular não deve prevalecer, a Reforma Tributária deve justa para todos
Uma coisa é certa, precisamos sentar para conversar sobre este tema sem colocar na mesa interesse particular! E é isto que esperamos dos nossos representantes em Brasília e outras esferas.
As Propostas de Reforma Tributária (PEC 45 e 110 ) estão “abarrotadas” de Emendas, muitas delas representam interesse particular, deste ou daquele segmento.
Temos um convite: empresários, operadores das normas tributárias e sociedade vamos acompanhar e participar dos debates sobre a Reforma Tributária.
Vamos trabalhar para aprovar uma Reforma Tributária justa para todos!
Acompanhe aqui como foi o evento realizado dia 17/02 em São Paulo, com participação de empresários, sociedade e representantes de entidades de classe – Contra o Aumento da carga Tributária e também da Burocracia.
Leia mais:
Reforma Tributária foi tema de pauta no Senado
Reforma Tributária: Setor de Serviço quer barrar proposta que unifica PIS e COFINS
Reforma Tributária: Quem deve acompanhar e participar?
Se você não participou do evento realizado no dia 17/02 em SP confira Fala do Marcos Cintra sobre a Reforma Tributária
Conheça algumas mazelas tributárias de âmbito Estadual e Federal
Simples Nacional: Prazo para Opção termina dia 31, Alerta Receita Federal
O Portal Siga o Fisco está em processo de mudança.
Acompanhem as mudanças de acesso às publicações e fiquem atentos às normas que regem o direito autoral.
Solicitações de consultas ou respostas podem ser feitas através da contratação do nosso serviço de Consultoria sob Demanda.
JO
Execelente…
É isso mesmo…
Não precisamos de reformas maquiadas e com aumentos.
Precisamos desburocratizar e tornar mais simples de verd
ade a vida de todos.
Obrigado.
Ótima matéria.