Simples Nacional: PGDAS-D é atualizado para emitir DAS em duas parcelas

Simples Nacional: PGDAS-D é atualizado para emitir DAS em duas parcelas 1

Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional foi atualizado para emitir o DAS em duas parcelas

Depois de muita espera empresas já podem emitir o DAS em duas quotas.

Os aplicativos PGDAS-D, PGMEI e APP MEI foram ajustados para a geração de DAS dos períodos de apuração (PA) 03 a 05/2021 em duas quotas, conforme estabelecido pela Resolução CGSN 158/2021.

Até junho, as formas de emissão do DAS eram as explicadas na notícia divulgada neste Portal, em 09/04/2021. A partir de julho, devido aos ajustes, os aplicativos permitirão a emissão de um DAS para cada quota (ou quota única), com suas respectivas datas de vencimento.

Entenda o caso:

Vencimentos do Simples Nacional de abril, maio e junho de 2021 são prorrogados por três meses

Em função dos impactos da pandemia da Covid-19, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução CGSN 158/2021, que prorroga o prazo para pagamento dos tributos apurados no Simples Nacional (federal, estadual e municipal), incluindo o Microempreendedor Individual – MEI, e permite o pagamento em até duas quotas mensais, iguais e sucessivas.

A prorrogação será realizada da seguinte forma:

Simples Nacional: PGDAS-D é atualizado para emitir DAS em duas parcelas 2Atenção, para pagar o Simples Nacional em duas vezes sem acréscimos, a empresa precisa observar o vencimento da 1ª e 2ª parcela. Sendo que sobre a 2ª quota será cobrado 1% de juros (vide pg. 43 do Manual do PGDAS-D versão Julho/2021).

Confira aqui integra da Resolução do Comitê Gestor 158/2021.

Atenção: A prorrogação do vencimento contempla todos os tributos apurados no Simples Nacional (federal, estadual e municipal).

Precisa de Certificado Digital? Obtenha aqui o Certificado com a Fenacon-CD!

Leia mais:

Simples Nacional: vencimentos de abril, maio e junho de 2021 são prorrogados

Simples Nacional: Comitê Gestor divulga sublimites para 2021

Normas:

Lei Complementar nº 123/2006

Resolução CGSN nº 140/2018

 

SIGA o FISCO Presta Serviço à Distância de consultoria e treinamento

Ficou com dúvida sobre este tema? Siga o Fisco pode te ajudar. Solicitações de consultas ou respostas podem ser feitas através da contratação do nosso serviço de Consultoria sob Demanda.   

_________________________MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA SIGA O FISCO__________________________
Quer se manter atualizado? Tem interesse em receber notícias deste Portal? Ao acessar qualquer matéria informe seu e-mail (clique na figura do envelope – basta informar uma única vez).
Siga o Fisco®, estabelecida no município de São Paulo, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Temos ainda o Serviço do Especialista Fiscal que vai até a sua empresa (um programa adaptável às necessidades do cliente).
Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato. 

Você pode gostar