Simples Nacional – DEFIS atinge empresas Inativas
Por Josefina do Nascimento
Dia 29 de março (29/03/2019), vence o prazo de entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS Ano-Calendário 2018, exigida das empresas (ME e EPP) optantes pelo Simples Nacional de que trata a Lei Complementar nº 123 de 2006.
A DEFIS é um módulo do PGDAS-D. O seu acesso se dá pelo menu “DEFIS”.
DCTF x DEFIS
Ao contrário da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – DCTF a DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – Ano-Calendário 2018 atinge empresas Inativas .
Veja o diz a resposta a pergunta 8.10 divulgada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional:
Mesmo estando inativa, empresa do Simples Nacional (ME e EPP) deve transmitir mensalmente o PGDAS-D e anualmente a DEFIS.
Empresas optantes pelo Simples Nacional na condição de ME e EPP Inativas devem transmitir a DEFIS anualmente e a PGDAS-D mensalmente.
O atraso na entrega da DEFIS não está sujeita à multa.
Confira o que diz a resposta a pergunta 8.11 divulgada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional:
Já o atraso na transmissão do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório – PGDAS-D que deve ocorrer até o vencimento do Documento de Arrecadação do Simples – DAS (artigo 38 da Resolução CGSN nº 140/2018) está sujeita à multa.
Veja orientação do Manual do PGDAS-D:
Como preencher a DEFIS Inativa:
Simples Nacional terá de transmitir a EFD-Reinf
Além disso, as empresas Inativas optantes pelo Simples Nacional terão de iniciar a entrega da EFD-Reinf a partir da competência julho de 2019.
Contribuintes do ICMS optantes pelo Simples Nacional devem transmitir mensalmente até dia 28 a Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação – DeSTDA, porém o Estado de São Paulo dispensou a entrega quando a empresa está sem movimento (Portaria CAT 38/2018).
Se você deixou de transmitir algum PGDAS-D de 2018 não vai conseguir enviar a DEFIS. Regularize antes de iniciar o preenchimento da Declaração.
Evite ficar irregular, sua empresa está inativa? Transmita até dia 29 de março a DEFIS do ano-calendário de 2018.
Onde encontrar informações sobre a DEFIS e PGDAS-D:
Perguntas e Repostas do Simples Nacional
Leia mais:
Simples Nacional deve transmitir DEFIS até dia 29
DCTF Inativa 2019 deve ser apresentada até dia 25 de março
EFD-Reinf: esclarecimentos para atender a obrigação
CNPJ Inapto – Receita Federal declara inaptidão de mais de 3 milhões de CNPJ
Simples Nacional – SP dispensa entrega da DeSTDA sem movimento
____________________________________________________________________________
Quer manter-se atualizado?
Tem interesse em receber notícias deste Portal Ao acessar qualquer matéria informe seu e-mail (clique na figura do envelope – basta informar uma única vez).
Siga o Fisco estabelecida no município de São Paulo, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Temos ainda o Serviço do Especialista Fiscal que vai até a sua empresa (um programa adaptável às necessidades do cliente). Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato.
Conte com o nosso serviço de mentoria fiscal para sua equipe fiscal, sua equipe de vendas e compras.
Parceiros: Quer divulgar seu serviço? Você que possui ferramenta que pode auxiliar nas rotinas fiscais e contábeis e quer ser nosso parceiro, entre em contato.
Bom dia , me parece que a entrega da Defis para empresas do Simples que estão regulares, vence no dia 31/03 de cada ano , conforme , RESOLUÇÃO CGSN Nº 140, DE 22 DE MAIO DE 2018, Artigo 72. Poderia confirmar por favor ?
Antonio, boa tarde!
O prazo de entrega da DEFIS de empresa com movimento, sem movimento, inativa previsto na legislação é dia 31 de março, conforme citado (art. 72 da Res CGSN 140/2018), porém quando se trata de obrigação acessória de competência federal se cair no sábado, domingo ou feriado o prazo de entrega é antecipado para o 1º dia útil anterior.
Para conferir esta informação consulte a Agenda Tributária Federal de março de 2019:
http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/agenda-tributaria/agenda-tributaria-2019/Marco/29
Jô Nascimento, muito obrigado pela atenção e resposta. Bom final de semana.