Início » Obrigação Fiscal, uma Vilã que pode ser Domada!

Obrigação Fiscal, uma Vilã que pode ser Domada!

Por Josefina do Nascimento

Obrigação fiscal, uma vilã da contabilidade que pode ser domada com ajuda da tecnologia

Superado o desafio do mês de fevereiro com tantas obrigações fiscais, segue o barco!

Março começou com tudo e também cheio de desafios!

Você sabia que na prática em 2019 o mês de março é mais curto do que fevereiro?

Mas como assim? Fevereiro foram 20 dias úteis e março serão apenas 19 dias. É isto mesmo, Se não fosse os dias 4 e 5 de carnaval, março teria 21 dias úteis (2ª a 6ª feira).

Em março os tributos quase vencem antes de bem começar o mês! Isto porque o 1º dia útil caiu em uma sexta, e o quinto dia útil foi em pleno dia 11, uma segunda feira (1 – 6 – 7 – 8 e 11).

O carnaval logo no início de março colocou em “xeque” mais uma vez os profissionais da área fiscal, pessoal e contábil.

Sabe aquela história de esperar:

Tudo isto leva tempo, e muitas vezes é o que não temos!

Aqueles que já utilizam ferramentas para automatizar as rotinas saíram para a “folia de carnaval” sem medo de perder o prazo, principalmente os escritórios contábeis.

Mas aqueles que ainda não automatizaram as rotinas ficaram num bloco chamado “plantão de carnaval”, ou resolveram sair e correr o risco de atrasar as informações e irritar o cliente, que sabe que o tempo é curto para apurar e emitir as guias. Mas, contratou um escritório contábil justamente para não se preocupar com a burocracia fiscal.

O que fazer para ficar longe deste estresse? Implantar ferramentas para automatizar rotinas, seja para baixar notas, gerar guias e gerar o movimento financeiro. Enfim a regra para ganhar tempo e qualidade é: tudo que não demanda o intelecto automatize!  Assim, a empresa contábil pode aproveitar sua mão de obra para prestar consultoria ao seu cliente.

Fator de risco

Receber as guias para recolher no vencimento irrita qualquer um! E neste momento muitos contadores podem receber o tão temido cartão vermelho do seu cliente!

Você sabia que o fisco pode aplicar multas por entrega de obrigação incompleta?

Em São Paulo, por exemplo, dia 20 vence o prazo de entrega da Escrituração Fiscal Digital do ICMS/IPI – EFD-ICMS/IPI referente fevereiro de 2019.

Neste arquivo referente fevereiro deve ser informado o Inventário de 31 de dezembro de 2018. E para o industrial, equiparado e atacadista, o fisco passou a exigir mensalmente informação do Bloco K – Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque.

A sua empresa já está gerando informações do Bloco K? Precisa de ajuda?

Você que é sócio de empresa contábil ou gerente de departamentos pode ganhar muito em qualidade com a automatização das rotinas!

Evite o estoque indesejado de obrigações fiscais a retificar! Conte com a ajuda da tecnologia e automatize suas rotinas.

No mercado já existem diversas ferramentas que podem ajudar a reduzir custos, aumentar a qualidade e a produtividade do escritório contábil.

Jettax – Baixa automática das Notas Fiscais de Serviços de São Paulo e diversos municípios e gera também a Guia de ISS.

Omie – O ERP para pequenas e médias empresas pode ajudar a empresa na geração do tão temido Bloco K

Leia mais:

ISS – Automatização do processo baixa Notas Fiscais de Serviços e gera Guia

Inventário de dezembro deve ser informado na EFD-ICMS/IPI de fevereiro

Obrigações Fiscais a Retificar – Um Estoque Indesejado!

EFD-ICMS/IPI – Bloco K deve ser informado mensalmente pelo industrial e atacadista

SP suspende Inscrição Estadual de contribuintes omissos de GIA

____________________________________________________________________________

Quer manter-se atualizado?

Tem interesse em receber notícias deste blog? Ao acessar qualquer matéria informe seu e-mail (clique na figura do envelope – basta informar uma única vez).

Siga o Fisco  estabelecida no município de São Paulo, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Temos ainda o Serviço do Especialista Fiscal que vai até a sua empresa (um programa adaptável às necessidades do cliente). Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato.

Parceiros: Quer divulgar seu serviço? Você  que possui ferramenta que pode auxiliar nas rotinas fiscais e contábeis e quer ser nosso parceiro, entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.