ICMS: Fisco paulista Notifica contribuinte para entregar arquivos da EFD
Fisco paulista Notifica contribuinte que deixou de entregar a EFD-ICMS/IPI para apresentar o arquivo no prazo de 30 dias
Fisco paulista Notifica contribuinte que deixou de entregar a EFD-ICMS/IPI para apresentar o arquivo no prazo de 30 dias
Após identificar omissão, fisco paulista Notifica contribuinte a proceder à entrega da Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI dos meses de referência janeiro de 2015, junho de 2016, agosto de 2017 e março de 2018, nos termos da Portaria CAT 147/2009.
A exigência deverá ser atendida no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data desta publicação, nos termos do artigo 535 do RICMS/2000.
Consulta da obrigatoriedade da EFD-ICMS/IPI
De acordo com a consulta ao Portal do SPED, o contribuinte notificado esteve obrigado a transmissão mensal do arquivo da Escrituração Fiscal Digital – EFD no período de 30-01-2014 a 29-03-2018.

Consulta realizada ao CADESP – Cadastro de Contribuinte do Estado de SP (em 17/03/2020), dia 30-03-2018 foi registrado a inatividade da empresa.
A consulta dos contribuintes obrigados a EFD-ICMS/IPI pode ser feita:
https://www.fazenda.sp.gov.br/sped/obrigados/obrigados.asp

Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS/IPI) é a escrituração digital dos livros fiscais com informações do ICMS e do IPI. Em uma abordagem simples e prática podemos dizer que a EFD-ICMS/IPI é a escrituração eletrônica de todos os livros fiscais.
A EFD-ICMS/IPI foi instituída pelo Ajuste Sinief 02/2009, para uso dos contribuintes do ICMS e/ou do IPI e contempla os seguintes Livros Fiscais:
I – Livro Registro de Entradas;
II – Livro Registro de Saídas;
III – Livro Registro de Inventário;
IV – Livro Registro de Apuração do IPI;
V – Livro Registro de Apuração do ICMS;
VI – Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP;
VII – Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque.
No Estado de São Paulo as regras da EFD-ICMS/IPI constam da Portaria CAT 147 de 2009.
Quem está obrigado a EFD-ICMS/IPI
Os contribuintes do imposto, que apuram o ICMS fora do Simples, ou seja, contribuinte do Regime Periódico de Apuração – RPA.
Periodicidade e prazo de entrega da EFD-ICMS/IPI
A periodicidade para elaboração do arquivo é mensal e o prazo de transmissão do arquivo vence dia 20 do mês subsequente ao período de escrituração.
O governo federal através da Lei Complementar nº 155 de 2016, aumentou de R$ 3,6 milhões para 4,8 milhões o valor do limite do Simples Nacional a partir de 2018. Porém, os Estados e os Municípios não aderiram ao novo limite do Simples Nacional.
Através da LC 155/2016 foi criado um sublimite anual obrigatório de R$ 3.600.000,00. Que na prática significa que a empresa com receita bruta anual superior a este valor deve recolher o ICMS e o ISS fora do Simples Nacional, observada a proporcionalidade.
O contribuinte que tiver de recolher o ICMS fora do Simples Nacional em razão do sublimite, está obrigado também a transmitir a EFD-ICMS/IPI e a GIA em SP.
Sua empresa é contribuinte do ICMS e apura o imposto através do RPA, fique atento às regras e prazo de entrega da EFD-ICMS/IPI e evite multas.
Leia mais:
EFD-ICMS/IPI: Transmissão do arquivo depende de atualização do cadastro
GIA – SEFAZ-SP expande projeto de eliminação da obrigação
GIA x EFD-ICMS/IPI – Divergência provoca Notificação de contribuintes em SP
Consulta à obrigatoriedade da EFD
Comitê Gestor do Simples Nacional divulga sublimites para 2020
ICMS: Reenquadramento do contribuinte paulista no Simples Nacional depende de solicitação
Simples Nacional 2019: Adesão e sublimites
GIA – SEFAZ-SP expande projeto de eliminação da obrigação
ICMS – SP Lança Projeto Eliminação da GIA
ICMS – Fim da partilha do DIFAL pode prejudicar fluxo de caixa
Informações de SP sobre o EFD-ICMS/IPI
O Portal Siga o Fisco está em processo de mudança.
Acompanhem as mudanças de acesso às publicações e fiquem atentos às normas que regem o direito autoral.
Solicitações de consultas ou respostas podem ser feitas através da contratação do nosso serviço de Consultoria sob Demanda.

Com isto, você sabia que uma empresa enquadrada no Simples Nacional, também pode ter de transmitir a EFD-ICMS/IPI?