Obrigação Fiscal, uma Vilã que pode ser Domada!
Por Josefina do Nascimento
Obrigação fiscal, uma vilã da contabilidade que pode ser domada com ajuda da tecnologia
Superado o desafio do mês de fevereiro com tantas obrigações fiscais, segue o barco!
Março começou com tudo e também cheio de desafios!
Você sabia que na prática em 2019 o mês de março é mais curto do que fevereiro?
Mas como assim? Fevereiro foram 20 dias úteis e março serão apenas 19 dias. É isto mesmo, Se não fosse os dias 4 e 5 de carnaval, março teria 21 dias úteis (2ª a 6ª feira).
Em março os tributos quase vencem antes de bem começar o mês! Isto porque o 1º dia útil caiu em uma sexta, e o quinto dia útil foi em pleno dia 11, uma segunda feira (1 – 6 – 7 – 8 e 11).
O carnaval logo no início de março colocou em “xeque” mais uma vez os profissionais da área fiscal, pessoal e contábil.
Sabe aquela história de esperar:
- baixar notas fiscais da prefeitura para gerar o ISS;
- receber o movimento financeiro para fazer a conciliação contábil.
Tudo isto leva tempo, e muitas vezes é o que não temos!
Aqueles que já utilizam ferramentas para automatizar as rotinas saíram para a “folia de carnaval” sem medo de perder o prazo, principalmente os escritórios contábeis.
Mas aqueles que ainda não automatizaram as rotinas ficaram num bloco chamado “plantão de carnaval”, ou resolveram sair e correr o risco de atrasar as informações e irritar o cliente, que sabe que o tempo é curto para apurar e emitir as guias. Mas, contratou um escritório contábil justamente para não se preocupar com a burocracia fiscal.
O que fazer para ficar longe deste estresse? Implantar ferramentas para automatizar rotinas, seja para baixar notas, gerar guias e gerar o movimento financeiro. Enfim a regra para ganhar tempo e qualidade é: tudo que não demanda o intelecto automatize! Assim, a empresa contábil pode aproveitar sua mão de obra para prestar consultoria ao seu cliente.
Fator de risco
Receber as guias para recolher no vencimento irrita qualquer um! E neste momento muitos contadores podem receber o tão temido cartão vermelho do seu cliente!
Você sabia que o fisco pode aplicar multas por entrega de obrigação incompleta?
Em São Paulo, por exemplo, dia 20 vence o prazo de entrega da Escrituração Fiscal Digital do ICMS/IPI – EFD-ICMS/IPI referente fevereiro de 2019.
Neste arquivo referente fevereiro deve ser informado o Inventário de 31 de dezembro de 2018. E para o industrial, equiparado e atacadista, o fisco passou a exigir mensalmente informação do Bloco K – Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque.
A sua empresa já está gerando informações do Bloco K? Precisa de ajuda?
Você que é sócio de empresa contábil ou gerente de departamentos pode ganhar muito em qualidade com a automatização das rotinas!
Evite o estoque indesejado de obrigações fiscais a retificar! Conte com a ajuda da tecnologia e automatize suas rotinas.
No mercado já existem diversas ferramentas que podem ajudar a reduzir custos, aumentar a qualidade e a produtividade do escritório contábil.
Jettax – Baixa automática das Notas Fiscais de Serviços de São Paulo e diversos municípios e gera também a Guia de ISS.
Omie – O ERP para pequenas e médias empresas pode ajudar a empresa na geração do tão temido Bloco K
Leia mais:
ISS – Automatização do processo baixa Notas Fiscais de Serviços e gera Guia
Inventário de dezembro deve ser informado na EFD-ICMS/IPI de fevereiro
Obrigações Fiscais a Retificar – Um Estoque Indesejado!
EFD-ICMS/IPI – Bloco K deve ser informado mensalmente pelo industrial e atacadista
SP suspende Inscrição Estadual de contribuintes omissos de GIA
____________________________________________________________________________
Quer manter-se atualizado?
Tem interesse em receber notícias deste blog? Ao acessar qualquer matéria informe seu e-mail (clique na figura do envelope – basta informar uma única vez).
Siga o Fisco estabelecida no município de São Paulo, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Temos ainda o Serviço do Especialista Fiscal que vai até a sua empresa (um programa adaptável às necessidades do cliente). Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato.
Parceiros: Quer divulgar seu serviço? Você que possui ferramenta que pode auxiliar nas rotinas fiscais e contábeis e quer ser nosso parceiro, entre em contato.