Operador das Normas Tributárias e a Importância de sugerir melhoria das regras
No mundo corporativo não bastas reclamar! Se você é operador das normas tributárias e fiscais é importante sugerir melhoria das regras
Se você é operador das normas tributárias e fiscais é importante sugerir melhoria das regras
No mundo corporativo não basta reclamar é preciso apresentar sugestões de melhoria!
Mas para sugerir melhoria, é necessário que o profissional conheça bem o assunto, para tanto precisa acompanhar debates, projetos e diariamente as alterações das normas.
Atuar na área fiscal nunca foi fácil, mas a dificuldade é potencializada quando se trabalha em empresa contábil que atende diversos segmentos. Não podemos negar que é uma oportunidade de grande aprendizado e treino diário, principalmente no quesito dinâmico. Além de dispor de muita atenção às regras fiscais o profissional da área fiscal precisa ser dinâmico e muitas vezes autodidata. O que significa estudar determinado assunto “sem esperar sentar em uma cadeira de sala de aula”, porque tudo nesta área acontece muito rápido, principalmente quando o assunto é ICMS Substituição Tributária.
Sai do anonimato para divulgar alterações na legislação tributária e fiscal em 2009
Foi neste contexto de muita alteração nas regras tributárias, principalmente ICMS substituição tributária que lancei em 2009 o meu primeiro blog tributário. Queria chegar diariamente no escritório contábil que trabalhei por quase 17 anos com tudo já estudado e publicado. Acompanhava às publicações dos Diários Oficiais, discussões, estudava e publicava alterações nas regras fiscais e tributárias antes de chegar ao escritório contábil em São Paulo. Com isto quando começava para trabalhar (as 7:42) já sabia o que tinha alterado na legislação tributária para a carteira de clientes do escritório (na época somava mais de 500). Conversava com a equipe logo que chegava e dizia: o que há de alteração nas regras fiscais que impactam nas operações dos nossos clientes já estão postadas no meu blog. E assim foi.
Surgimento do Blog Siga o Fisco
Depois de dois anos, senti a necessidade de imprimir no nome do Blog o que de fato fazia diariamente, então veio o Blog Siga o Fisco e desde então não parei mais. Na época sentia certa desconfiança dos profissionais da área, afinal de contas ser “blogueira tributária” não soava muito bem. Mas havia um indicador que apontava que estava no caminho certo, na época muitos liam e utilizavam minhas matérias para orientar equipes e clientes.
Não foi fácil continuar esta jornada
Se você acha que tudo foi ou é fácil, infelizmente não, neste período pensei várias vezes em desistir.
Neste período pensei em desistir, principalmente por conta do copia e cola, praticado por leitores e pessoas que se diziam colegas, que copiavam as matérias e publicavam nos seus sites ou utilizavam em palestras sem dar o devido crédito (infelizmente até hoje isto acontece, muitas vezes encontro matérias no linkedin, facebook e outros canais sem indicação da fonte). Mas o objetivo é maior do que os desafios diários! Então com todos os obstáculos continuei esta jornada solitária.
Há muitos anos o Portal Siga o Fisco publica em primeira mão, boas e más noticias tributárias. A ideia é alertar os operadores das normas e provocar debate sobre diversos temas que podem ser melhorados.
Não pretendemos esgotar aqui nenhum assunto, trata-se de um start para debates e sugestões que podem melhorar o ambiente de negócios com a tão esperada Simplificação Tributária e também Reforma Tributária. Dai a importância de conhecer e acompanhar assuntos da nossa área para propor mudanças. Existem muitas regras que atualmente podem não fazer mais sentido. Então se cada um fizer a sua parte, naturalmente vamos simplificar e melhorar o ambiente de negócios.
Se você é operador das normas tributárias e fiscais é importante sugerir melhoria das regras
Convido você operador das normas tributárias e fiscais a apresentar sugestões na sua Cidade, no seu Estado e também no nosso país.
Muitas vezes quem escreve a norma tributária e fiscal está longe da prática, do operacional, então quem opera pode ajudar com sugestões de melhoria.
O que você acha que poderia melhorar na legislação e regras do ICMS no seu Estado? Será que com a NF-e, com o SPED e avanço da tecnologia faz sentido manter algumas regras fiscais e obrigações?
Sindicato dos Contabilistas de São Paulo solicita melhorias nas regras fiscais do Estado de SP
Uma iniciativa super importante, afinal quem opera as regras diariamente do ICMS, por exemplo, são os profissionais de contabilidade e este sente os efeitos dos entraves de regras que prejudicam o bom andamento do trabalho e o quanto isto prejudica o relacionamento com o empresário, o seu cliente.
Confira aqui nota sobre a reunião realizada na SEFAZ-SP para solicitar melhoria na legislação do ICMS.
Muito se fala em Reforma Tributária com um período de transição de 10 anos, mas o que você acha de regras fiscais publicadas em um dia para vigorar no dia seguinte ou mesmo dia?
O que você acha de o fisco exigir diversas obrigações com as mesmas informações?
Que tal visitar o seu roteiro de rotinas fiscais para identificar o que pode ser melhorado?
Por Josefina do Nascimento – autora e idealizadora do Portal Siga o Fisco, Técnica Contábil, Bacharel em Direito, Especialista em Finanças Empresariais com Ênfase em Inteligência Tributária, Consultora Tributária, Palestrante, Instrutora de Cursos Fiscais (ICMS, ICMS-ST, IPI, ISS, PIS, Cofins, Simples Nacional, entre outros), Assessora de Conteúdo Tributário e Blogueira tributária desde 2009.
Leia mais:
Reforma Tributária que aumente a burocracia não precisa ser aprovada!
Reforma Tributária: Ameaça aumentar a carga tributária em mais de 400%
Confira aqui fala do Marcos Cintra falou sobre a Reforma Tributária – Evento do dia 17/02
Reforma Tributária ganha Comissão Mista para Consolidar texto das propostas
ICMS-ST: SP divulga novo IVA-ST para Artefatos de uso doméstico com aplicação imediata
ICMS-ST: SP divulga relação de mercadorias sujeitas a Substituição Tributária
Destaques janeiro de 2020 do Portal Siga o Fisco
O Portal Siga o Fisco está em processo de mudança.
Acompanhem as mudanças de acesso às publicações e fiquem atentos às normas que regem o direito autoral.
Solicitações de consultas ou respostas podem ser feitas através da contratação do nosso serviço de Consultoria sob Demanda.
Jô Nascimento muito inspiradora sua história de carreira nesta área fiscal, e posso dizer que te entendo muito bem pois é muito comum nossos próprios colegas
nos decepcionarem, às vezes utilizando material sem dar crédito, às vezes fazendo reclamações e exigências como se fossemos os seus consultores privados.
Trabalho de qualidade e gratuito é o que voce nos oferece Jô e tenho certeza que a maioria dos profissionais reconhece e valoriza o que voce
faz. Eu reconheço e digo que é muito útil o seu trabalho. Parabéns Jô.