MEI – Bancos terão de detalhar melhor informações dos extratos
Bancos terão de detalhar melhor as informações dos extratos do Microempreendedor Individual – MEI
Bancos terão de detalhar melhor as informações dos extratos do Microempreendedor Individual – MEI
Determinação para melhorar detalhamento da informações do extrato bancário do MEI consta da Circular nº 3.981/2020 do Banco Central, publicada hoje (08/02) no Diário Oficial da União.
De acordo com a Circular nº 3.981/2020, a partir de 1º de junho as instituições financeiras devem informar, de forma destacada, no extrato da conta de depósitos de titularidade de pessoa natural ou de microempreendedor individual (MEI), as seguintes informações referentes ao cheque especial contratado:
I – o limite de crédito contratado;
II – o saldo devedor do cheque especial na data do fornecimento do extrato;
III – os valores do cheque especial utilizados diariamente, no período corrente de apuração dos juros;
IV – o valor e a forma de apuração da eventual tarifa cobrada pela disponibilização do limite de crédito;
V – a taxa de juros remuneratória efetiva ao mês; e
VI – o valor dos juros acumulado no período de apuração, até a data do fornecimento do extrato, destacando eventual dedução realizada em decorrência da cobrança da tarifa pela disponibilização do limite.
Os procedimentos desta Circular serão exigidos a partir de 1º de novembro de 2020 para as instituições que não optarem pela cobrança da tarifa mencionada no item IV.
Esta norma que entrará em vigou a partir de 1º de junho de 2020 revoga o art. 3º da Circular nº 2.936, de 14 de outubro de 1999.
Leia mais:
MEI – Governo aumenta o valor da contribuição a partir de fevereiro de 2020
MEI – O que fazer se sua atividade não é mais permitida
MEI: Excesso de Receita Provoca Fiscalização no Estado de SP
MEI sofre expulsão do regime em SP
Motorista de aplicativo independente pode ser MEI
MEI – Ocupação impedida e os efeitos do desenquadramento
O Portal Siga o Fisco está em processo de mudança.
Acompanhem as mudanças de acesso às publicações e fiquem atentos às normas que regem o direito autoral.
Solicitações de consultas ou respostas podem ser feitas através da contratação do nosso serviço de Consultoria sob Demanda.
________________________ INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA SIGA O FISCO__________________________
Quer se manter atualizado? Tem interesse em receber notícias deste Portal? Ao acessar qualquer matéria informe seu e-mail (clique na figura do envelope – basta informar uma única vez). Siga o Fisco®, estabelecida no município de São Paulo, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Temos ainda o Serviço do Especialista Fiscal que vai até a sua empresa (um programa adaptável às necessidades do cliente). Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato. Você sabia que a empresa Siga o Fisco® pode te ajudar ainda que a distância?
Parceiros com Ferramentas que auxiliam na rotina contábil e fiscal: Quer divulgar seu produto neste Portal? Entre em contato!
O Portal Siga o Fisco foi criado para compartilhar informações de interesse dos contribuintes e profissionais que atuam na área contábil, fiscal e tributária. Entendemos que todas as atividades são importantes, inclusive as de fiscalizações realizadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais, que muitas vezes ajudam a combater a concorrência desleal.