Início » Crise do Covid-19 Provoca adiamento do vencimento dos tributos

Crise do Covid-19 Provoca adiamento do vencimento dos tributos

0

Com a crise provocada pelo Coronavírus governo federal adia vencimento do Simples Nacional e suspende vencimento do FGTS, mas como ficam os demais tributos?

Com a crise provocada pelo Coronavírus governo federal adia vencimento do Simples Nacional e suspende o vencimento do FGTS, mas como ficam os demais tributos federais, estaduais e municipais?

O governo federal já adiou o vencimento do Simples Nacional e suspendeu o FGTS correspondente aos meses de março, abril e maio de 2020.

Simples Nacional

O adiamento do vencimento do Simples Nacional corresponde apenas aos tributos federais. Os valores destinados ao ICMS e ao ISS devem ser pagos normalmente no DAS, conforme segue:

MÊS VENCIMENTO PARCELA DESTINADA
Março/2020 20/04/2020 ICMS e ISS
Abril/2020 20/05/2020 ICMS e ISS
Maio/2020 22/06/2020 ICMS e ISS

FGTS suspende e autoriza parcelamento

Através de MP nº 927/2020 o governo federal suspendeu o vencimento do FGTS dos meses de março, abril e maio de 2020, e estes  valores poderão ser parcelados em até 6 meses sem acréscimos. Para tanto, a primeira parcela deve ser paga em julho de 2020.

Os prazos de recolhimento dos demais tributos serão prorrogados?

Diante da crise provocada pelo Covid-19 no futuro da economia, muitos empresários procuram o contador para saber se os prazos de recolhimento dos demais tributos serão prorrogados.

Quanto aos demais tributos federais: INSS, PIS, Cofins e Imposto de Renda e Contribuição, o governo federal ainda não alterou o prazo de vencimento.

ICMS do Estado de São Paulo e o ISS do município de São Paulo

O governo do Estado de São Paulo e o Prefeito do Município de São Paulo ainda não adiaram o vencimento dos impostos (ICMS, ICMS-ST, ISS…).

Empresário e Contador: Diante da crise na saúde e economia provocada pelo Covid-19, o governo pode adiar a qualquer momento o vencimento dos tributos e também o prazo de entrega das obrigações.

Porém, no momento o governo está empenhado em determinar medidas para preservar vidas.

Com este cenário de incertezas, fique atento as novas publicações.

Leia mais:

FGTS: Governo suspende vencimento e valor poderá ser parcelado em 6 vezes

Governo divulga medidas trabalhistas para enfrentar o Covid-19

Simples Nacional: Adiamento do vencimento não contempla parcela destinada ao ICMS e ao ISS

Covid-19 x Economia – Adiamento do prazo para recolhimento dos tributos

Covid-19 – Estado de SP Decreta quarentena e Suspende atividades por 15 dias

COVID-19: SIGA o FISCO Presta Serviço à Distância

Confira integra da MP 927/2020

Resolução CGSN 152/2020

 

Ao divulgar esta matéria, fique atento para citar a fonte.

Solicitações de consultas ou respostas podem ser feitas através da contratação do nosso serviço de Consultoria sob Demanda.

_________________________ INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA SIGA O FISCO__________________________
Quer se manter atualizado? Tem interesse em receber notícias deste Portal? Ao acessar qualquer matéria informe seu e-mail (clique na figura do envelope – basta informar uma única vez). Siga o Fisco®, estabelecida no município de São Paulo, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Temos ainda o Serviço do Especialista Fiscal que vai até a sua empresa (um programa adaptável às necessidades do cliente). Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato. Você sabia que a empresa Siga o Fisco® pode te ajudar ainda que a distância?
Parceiros com Ferramentas que auxiliam na rotina contábil e fiscal: Quer divulgar seu produto neste Portal? Entre em contato!
O Portal Siga o Fisco foi criado para compartilhar informações de interesse dos contribuintes e profissionais que atuam na área contábil, fiscal e tributária.
Entendemos que todas as atividades são importantes, inclusive as de fiscalizações realizadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais, que muitas vezes ajudam a combater a concorrência desleal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *