Início » Simples Nacional: Receita Federal Notifica inadimplente a regularizar débitos sob pena de exclusão

Simples Nacional: Receita Federal Notifica inadimplente a regularizar débitos sob pena de exclusão

0

Receita Federal Notifica inadimplente do Simples Nacional a regularizar débitos sob pena de exclusão. O contribuinte tem 30 dias para regularizar o débito contados da data da ciência do Termo de Exclusão

Receita Federal Notifica inadimplente do Simples Nacional a regularizar débitos sob pena de exclusão

 

A Receita Federal notificou 738.605 devedores do Simples Nacional com a emissão do Termo de Exclusão do regime com efeitos a partir de 2020.

O conteúdo do Termo Exclusão pode ser acessado pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Atendimento Virtual (e-CAC), no sítio da Receita Federal do Brasil, mediante certificado digital ou código de acesso. O prazo para consultar o Termo de Exclusão é de 45 dias a partir de sua disponibilização no DTE-SN. A ciência por esta plataforma será considerada pessoal para todos os efeitos legais.

Débitos Geradores do Termo de Exclusão – Exemplo

Prazo para regularizar débito

Para não perder a condição de Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2020, o contribuinte deve regularizar ou impugnar o débito no prazo de 30 dias a contar da data da ciência do Termo de Exclusão. A regularização pode se dar por pagamento à vista, parcelamento ou compensação. 

Efeitos da regularização do débito

O contribuinte que regularizar a totalidade de seus débitos dentro do prazo terá a exclusão do Simples Nacional automaticamente tornada sem efeito, ou seja, o contribuinte continuará nesse regime especial e não precisa comparecer às unidades da RFB para adotar qualquer procedimento.

A emissão do Termo de Exclusão do Simples Nacional em razão da inadimplência do contribuinte já faz parte do calendário anual da Receita Federal. As empresas optantes pelo Simples Nacional em débito recebem anualmente o Termo de Exclusão no mês de setembro. Para não correr o risco de ser excluída de ofício em razão de inadimplência, a empresa deve ficar atenta ao prazo de regularização (30 dias).

Débitos provocam exclusão do Simples Nacional

Uma das condições para se manter no Simples Nacional, prevista na LC nº 123/2006 é não possuir débitos tributários.

A ME ou EPP será excluída a partir do ano-calendário subsequente ao da ciência do Termo de Exclusão, quando possuir débito com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, cuja exigibilidade não esteja suspensa.

Pretende manter em 2020 a sua empresa no Simples Nacional? Fique atento ao prazo de regularização dos débitos.

O que é Simples Nacional?
Regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido previsto pela Lei Complementar nº 123, de 2006, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, a partir de 01/07/2007.

 

Limite anual de faturamento – Simples Nacional
Desde 2018 está em vigor o novo limite de receita bruta anual de 4,8 milhões.
O novo limite de receita bruta anual (R$ 4,8 milhões) em vigor desde 2018 não contempla o ICMS e o ISS. 
Em razão do sublimite, empresa optante pelo Simples Nacional com receita anual acima de R$ 3,6 milhões deve observar as regras para recolher o ICMS e ISS em guias próprias. 

 

Quer saber mais? Consulte um contador, o parceiro certo para o seu negócio.

Confira aqui Nota divulgada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional.

 

Leia mais:

Simples Nacional: Devedores começam receber Termo de Exclusão

Simples Nacional sofre fiscalização e autuação por falta de recolhimento do ICMS Antecipação Tributária

Simples Nacional sofre Exclusão por excesso de despesa

Prefeitura de São Paulo notifica Simples Nacional com indícios de irregularidades

Simples Nacional x CST de PIS e COFINS

Simples Nacional: Fisco identifica divergência entre receita e Notas Fiscais de Serviços

Simples Nacional Sofre autuação da Receita Federal

ICMS diferido aplica-se ao Simples Nacional

Simples Nacional: Comitê Gestor Extingue Agendamento de Opção

MEI sofre expulsão do regime em SP

MEI – Ocupação impedida e os efeitos do desenquadramento

Fisco paulista realiza operação “MEI.com”

Simples Nacional sofre Exclusão por excesso de despesa

Simples Nacional 2019: Adesão e sublimites

Confira aqui Vídeos da Receita Federal sobre o Simples Nacional

 

___________________________________________________

REFORMA TRIBUTÁRIA

Quer saber tudo sobre a Reforma Tributária? Acompanhe o Termômetro da Reforma Tributária do SESCON-SP

Quem deve acompanhar e participar? Operadores das normas: contador, profissional da área fiscal e tributária, acompanhe e participe dos debates sobre a Reforma Tributária.

Será que a tão esperada Reforma Tributária vai manter o Simples Nacional?

Será que depois da Reforma tributária as micro e pequenas empresas do Simples Nacional vão continuar transferindo crédito de PIS, COFINS e ICMS?

Você tem interesse no assunto? Confira aqui Audiência Pública realizada dia 18/09 na Câmara dos Deputados, com a Participação do Reynaldo Lima Jr, Presidente do SESCON-SP.

 

_______________________MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA SIGA O FISCO__________________________
Quer se manter atualizado? Tem interesse em receber notícias deste Portal? Ao acessar qualquer matéria informe seu e-mail (clique na figura do envelope – basta informar uma única vez). Siga o Fisco®, estabelecida no município de São Paulo, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Temos ainda o Serviço do Especialista Fiscal que vai até a sua empresa (um programa adaptável às necessidades do cliente). Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato.
Você sabia que a empresa Siga o Fisco® pode te ajudar ainda que a distância?
Parceiros com Ferramentas que auxiliam na rotina contábil e fiscal: Quer divulgar seu produto neste Portal? Entre em contato! 
O Portal Siga o Fisco foi criado para compartilhar informações de interesse dos contribuintes e profissionais que atuam na área contábil, fiscal e tributária. Entendemos que todas as atividades são importantes, inclusive as de fiscalizações realizadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais, que muitas vezes ajudam a combater a concorrência desleal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *